Associação entre as variáveis individuais e ambientais do contexto escolar com a aptidão cardiorrespiratória de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6224Palabras clave:
Meio Ambiente Construído, Aptidão Física, Atividade Motora, Educação Física e Treinamento, AdolescenteResumen
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi identificar as associações das variáveis individuais e ambientais do contexto escolar com a aptidão cardiorrespiratória de adolescentes.
Métodos: Estudo do tipo associativo, com abordagem quantitativa e corte transversal. Foi selecionada uma amostra de escolares do ensino médio da zona sul de Porto Alegre/RS. Foi avaliada a aptidão cardiorrespiratória, um conjunto de variáveis sobre o comportamento ativo e práticas esportivas (variáveis individuais) e a quantidade e qualidade da estrutura física da escola. Foram realizadas estatísticas descritivas, de variância e de associação. Para todas as análises se levou em consideração um nível de significância de 5%.
Resultados: Fizeram parte da amostra 236 adolescentes (38,1 % meninas). Os resultados indicaram um baixo desempenho no teste de corrida/caminhada de seis minutos em ambos os sexos. A análise de associação mostrou que a variável categórica sexo, participação na educação física, atividade física fora da escola e ter quadra poliesportiva na escola se associaram com a aptidão cardiorrespiratória (contínua).
Conclusão: O presente estudo evidencia baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória dos jovens, sugerindo a importância da aula de educação física no ensino médio, da estrutura da escola e da pratica regular de atividade física nos tempos livres como importantes preditores à saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.