Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de 7 a 10 anos e seus determinantes associados.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6231Palavras-chave:
Obesidade Pediátrica, Alimentação Escolar, Hábitos Alimentares, Atividade Física, Classe SocialResumo
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi investigar os determinantes associados ao estado nutricional dos alunos, com idade de 7 a 10 anos, das escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal com 574 escolares. O estado nutricional foi determinado a partir do Índice de Massa Corporal (segundo o escore-z da referência da Organização Mundial da Saúde, 2007. Foi realizada análise descritiva, bivariada e multivariada de regressão de Poisson para avaliar fatores independentemente associados ao excesso de peso.
Resultados: A prevalência de excesso de peso foi de 37,1% para ambos os sexos. Na análise de regressão de Poisson foi possível identificar que a circunferência da cintura, baixo escore de atividade física, não tomar café da manhã, realizar um número maior de refeições diárias e ter um percentual de refeições com alimentos não saudáveis, acima de 50% das refeições totais do dia, são preditores (p<0,05) para o risco de sobrepeso e obesidade.
Conclusão: As prevalências de sobrepeso e obesidade da população estudada encontram-se elevadas e essas evidências reforçam a importância de uma maior atenção das gestões de políticas públicas de atendimento à criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.