Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de 7 a 10 anos e seus determinantes associados.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6231Palabras clave:
Obesidade Pediátrica, Alimentação Escolar, Hábitos Alimentares, Atividade Física, Classe SocialResumen
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi investigar os determinantes associados ao estado nutricional dos alunos, com idade de 7 a 10 anos, das escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal com 574 escolares. O estado nutricional foi determinado a partir do Índice de Massa Corporal (segundo o escore-z da referência da Organização Mundial da Saúde, 2007. Foi realizada análise descritiva, bivariada e multivariada de regressão de Poisson para avaliar fatores independentemente associados ao excesso de peso.
Resultados: A prevalência de excesso de peso foi de 37,1% para ambos os sexos. Na análise de regressão de Poisson foi possível identificar que a circunferência da cintura, baixo escore de atividade física, não tomar café da manhã, realizar um número maior de refeições diárias e ter um percentual de refeições com alimentos não saudáveis, acima de 50% das refeições totais do dia, são preditores (p<0,05) para o risco de sobrepeso e obesidade.
Conclusão: As prevalências de sobrepeso e obesidade da população estudada encontram-se elevadas e essas evidências reforçam a importância de uma maior atenção das gestões de políticas públicas de atendimento à criança.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.