Os efeitos do treinamento muscular inspiratório em pacientes sob ventilação mecânica invasiva no processo de desmame: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6275Palavras-chave:
Treinamento Muscular Inspiratório, Ventilação Mecânica, DesmameResumo
Introdução: O tempo prolongado de ventilação mecânica associado a um período extenso de desmame também pode estar relacionado com a fraqueza muscular respiratória. O treinamento muscular inspiratório (TMI) é um recurso terapêutico usado para promover o aumento da força e da resistência dos músculos inspiratórios, podendo contribuir para o sucesso no desmame em um tempo menor, sendo o TMI mais utilizado como dispositivo é o Threshold IMT, podendo ser mensurada a força muscular, através do manovacuômetro.
Objetivos: Avaliar a eficácia da força muscular inspiratória em pacientes em treinamento muscular inspiratório submetidos ao desmame da ventilação mecânica invasiva.
Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica, com a utilização das bases de dados eletrônicas: LILACS, SciELO, MEDLINE E BIREME, referente a um período de 06 anos (2010-2016).
Resultados: Foi possível observar que o treinamento muscular respiratório melhora a PImax, aumento da FC, melhora da oxigenação e força muscular inspiratória, diminui tempo de internação, melhora de PaO2, auxiliando no sucesso no desmame.
Conclusão: Foi observado que a aplicação do treinamento muscular respiratório auxilia no desmame da ventilação mecânica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.