Os efeitos do treinamento muscular inspiratório em pacientes sob ventilação mecânica invasiva no processo de desmame: revisão de literatura

Autores

  • Lorena Cristine Soares Epaminondas CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará
  • Williane Sarmento Dias CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará
  • Renato Caldas dos Santos CESUPA - Centro Universitário do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6275

Palavras-chave:

Treinamento Muscular Inspiratório, Ventilação Mecânica, Desmame

Resumo

Introdução: O tempo prolongado de ventilação mecânica associado a um período extenso de desmame também pode estar relacionado com a fraqueza muscular respiratória. O treinamento muscular inspiratório (TMI) é um recurso terapêutico usado para promover o aumento da força e da resistência dos músculos inspiratórios, podendo contribuir para o sucesso no desmame em um tempo menor, sendo o TMI mais utilizado como dispositivo é o Threshold IMT, podendo ser mensurada a força muscular, através do manovacuômetro.

Objetivos: Avaliar a eficácia da força muscular inspiratória em pacientes em treinamento muscular inspiratório submetidos ao desmame da ventilação mecânica invasiva.

Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica, com a utilização das bases de dados eletrônicas: LILACS, SciELO, MEDLINE E BIREME, referente a um período de 06 anos (2010-2016).

Resultados: Foi possível observar que o treinamento muscular respiratório melhora a PImax, aumento da FC, melhora da oxigenação e força muscular inspiratória, diminui tempo de internação, melhora de PaO2, auxiliando no sucesso no desmame.

Conclusão: Foi observado que a aplicação do treinamento muscular respiratório auxilia no desmame da ventilação mecânica.

 

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão