Avaliação da Introdução Alimentar de Crianças Assistidas por uma Unidade de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6343Palavras-chave:
Alimentação, Crianças, Nutrição InfantilResumo
Introdução: A introdução alimentar realizada de forma adequada influencia o estado nutricional nos primeiros anos de vida e em uma melhor qualidade de vida.
Objetivo: Esse trabalho teve como objetivo avaliar a introdução alimentar de crianças menores de dois anos.
Métodos: A pesquisa aconteceu em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Fortaleza, Ceará, e foi baseada em um formulário inspirado nos dez passos para alimentação saudável, com perguntas sobre hábitos alimentares e sobre a situação sócio econômica para os pais ou responsáveis da criança. Os achados foram apresentados sob a forma de percentuais, médias, desvio padrão e, para melhor entendimento da amostra estudada, os valores também foram organizados e apresentados em quartis.
Resultados: Foram avaliadas 70 crianças, as quais tiveram tempo médio de aleitamento materno exclusivo de 4,0 ±3,0 meses, estando a maioria delas localizadas no 3º quartil. Os primeiros alimentos ofertados às crianças, além do leite materno, foram as frutas com 24,3% e em segundo as fórmulas infantis com 18,6%, seguidas pela sopa de legumes 7,1% e sucos 5,7%.
Conclusão: Além da introdução alimentar precoce foram identificados diversos erros alimentares tais como a consistência e a oferta de doces e guloseimas, sugerindo a necessidade de acompanhamento nutricional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.