Avaliação da Introdução Alimentar de Crianças Assistidas por uma Unidade de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6343Palabras clave:
Alimentação, Crianças, Nutrição InfantilResumen
Introdução: A introdução alimentar realizada de forma adequada influencia o estado nutricional nos primeiros anos de vida e em uma melhor qualidade de vida.
Objetivo: Esse trabalho teve como objetivo avaliar a introdução alimentar de crianças menores de dois anos.
Métodos: A pesquisa aconteceu em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Fortaleza, Ceará, e foi baseada em um formulário inspirado nos dez passos para alimentação saudável, com perguntas sobre hábitos alimentares e sobre a situação sócio econômica para os pais ou responsáveis da criança. Os achados foram apresentados sob a forma de percentuais, médias, desvio padrão e, para melhor entendimento da amostra estudada, os valores também foram organizados e apresentados em quartis.
Resultados: Foram avaliadas 70 crianças, as quais tiveram tempo médio de aleitamento materno exclusivo de 4,0 ±3,0 meses, estando a maioria delas localizadas no 3º quartil. Os primeiros alimentos ofertados às crianças, além do leite materno, foram as frutas com 24,3% e em segundo as fórmulas infantis com 18,6%, seguidas pela sopa de legumes 7,1% e sucos 5,7%.
Conclusão: Além da introdução alimentar precoce foram identificados diversos erros alimentares tais como a consistência e a oferta de doces e guloseimas, sugerindo a necessidade de acompanhamento nutricional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.