Percepções de idosos acerca da sexualidade e possíveis limitações

Autores

  • Sandra Mara Ferreira Nunes Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR)
  • Glaukus Regiani Bueno Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR)
  • Fernanda Shizue Nishida Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Mateus Dias Antunes Universidade de São Paulo - USP http://orcid.org/0000-0002-2325-2548

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6369

Palavras-chave:

Sexualidade, Saúde do Idoso, Terceira Idade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Enfermagem

Resumo

Introdução: nos últimos anos é possível observar um aumento da expectativa de vida que resulta em diversas mudanças no perfil demográfico. Nesta perspectiva, surgem maiores vulnerabilidades resultados de lacunas acerca da sexualidade do idoso. A educação em saúde constitui-se um relevante instrumento para reverter este cenário.

Objetivo: verificar o conhecimento dos idosos de um determinado grupo sobre a sexualidade e suas práticas na vida cotidiana, bem como possíveis limitações sobre o tema.

Materiais e métodos: os processos metodológicos utilizados caracterizaram-se por uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo de amostra não probabilística por conveniência de idosos que pertencem a uma unidade básica de saúde, da cidade de Loanda, Paraná. Os dados obtidos através de questionário sociodemográfico estruturado e posteriormente tratados.

Resultados: os idosos possuem vida sexual razoavelmente ativa, considerada por eles como importante, porém a prevenção não é constante, não procuram sanar suas dúvidas e não contam com programa de educação em saúde.

Conclusão: pesquisa mostrou a importância da educação em saúde do idoso, assim como do enfermeiro enquanto e educador.

Biografia do Autor

Sandra Mara Ferreira Nunes, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR)

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, Brasil.

Glaukus Regiani Bueno, Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR)

Graduado em Fisioterapia; Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR), Loanda, Brasil.

Fernanda Shizue Nishida, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)

Graduada em Enfermagem; Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós - Graduação em Promoção da Saúde - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, Brasil.

Mateus Dias Antunes, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP - 2019-atual). Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR - 2017) (Bolsista CAPES). Pós-Graduado em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso (UNIFAMMA - 2017). Graduado em Fisioterapia (UNICESUMAR - 2015). Atua como revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Pesquisador do Grupo "Fisioterapia Clínica: estudo da função e disfunção" (USP) (2018-atual) e do Grupo "Atividade Física e Envelhecimento" (UNICESUMAR) (2012-atual). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Idoso, Doenças Reumáticas, Espaços e Práticas que Promovem a Saúde de Indivíduos, Grupos e Famílias.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais