Percepções de idosos acerca da sexualidade e possíveis limitações
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6369Palabras clave:
Sexualidade, Saúde do Idoso, Terceira Idade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, EnfermagemResumen
Introdução: nos últimos anos é possível observar um aumento da expectativa de vida que resulta em diversas mudanças no perfil demográfico. Nesta perspectiva, surgem maiores vulnerabilidades resultados de lacunas acerca da sexualidade do idoso. A educação em saúde constitui-se um relevante instrumento para reverter este cenário.
Objetivo: verificar o conhecimento dos idosos de um determinado grupo sobre a sexualidade e suas práticas na vida cotidiana, bem como possíveis limitações sobre o tema.
Materiais e métodos: os processos metodológicos utilizados caracterizaram-se por uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo de amostra não probabilística por conveniência de idosos que pertencem a uma unidade básica de saúde, da cidade de Loanda, Paraná. Os dados obtidos através de questionário sociodemográfico estruturado e posteriormente tratados.
Resultados: os idosos possuem vida sexual razoavelmente ativa, considerada por eles como importante, porém a prevenção não é constante, não procuram sanar suas dúvidas e não contam com programa de educação em saúde.
Conclusão: pesquisa mostrou a importância da educação em saúde do idoso, assim como do enfermeiro enquanto e educador.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.