O Aconselhamento Psicológico Como Intervenção Para Mães De Crianças Com Paralisia Cerebral
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6498Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Mães, Aconselhamento PsicológicoResumo
O objetivo principal do presente artigo é refletir a intervenção do Aconselhamento Psicológico como prática psicológica possível que deve ser desenvolvida para redução do nível de estresse em mães de crianças com paralisia cerebral. Este artigo é resultado de um trabalho desenvolvido dentro da disciplina de Aconselhamento e Orientação em Psicologia de uma Faculdade de Psicologia no interior de São Paulo. Com base na pesquisa de Mestrado realizada pela professora orientadora do trabalho, temos dados de que as mães de crianças com Paralisia Cerebral apresentam alto nível de estresse, do qual elas não possuem consciência do quanto afetam sua saúde – física e emocional. Além disso, a estratégia de enfrentamento utilizada por estas mães – a religiosidade e espiritualidade – não se mostrou efetiva para redução desse nível de estresse. Foi possível verificar que o mesmo é influenciado por inúmeras outras variáveis e condições, que precisam de outras formas de suporte e enfrentamento para serem elaboradas. A estrutura da intervenção do Aconselhamento Psicológico se apresenta como possível e até ideal para atingir tal objetivo. O atendimento à saúde mental e emocional dessas mães deve ser considerado uma questão de saúde pública, e deve estar inclusa no atendimento oferecido aos filhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.