A Família Diante de uma Síndrome Genética não Esclarecida: Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6538Palavras-chave:
Genética Humana, Doenças Raras, Revisão Sistemática, Família, CuidadoresResumo
Introdução: A ocorrência de uma alteração ou síndrome genética em um filho nunca é esperada por uma família. Tal descoberta implica em diversas mudanças, principalmente para os cuidadores.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os aspectos envolvidos na família diante de uma síndrome ou alteração genética de crianças.
Método: O estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre família e síndrome genética. As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, SciELO e PePSIC. Foram empregadas seis combinações de termos em cada uma das bases: família AND doença genética; família AND síndrome rara; família AND doença rara; síndrome genética AND parentalidade; doença rara AND parentalidade e anomalia congênita AND família.
Resultados: Foram encontrados 732 artigos, dos quais 11 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os artigos abordavam assuntos que foram agregados em duas categorias: trajetórias terapêuticas e busca por diagnósticos.
Conclusões: Os artigos apontam que a criança com alteração ou síndrome genética traz impacto na família, principalmente no que diz respeito à busca por atendimentos especializados. Mostra-se necessário estudos que discorram sobre a dinâmica familiar, o exercício da parentalidade e aspectos emocionais e afetivos dos pais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.