A Família Diante de uma Síndrome Genética não Esclarecida: Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6538Palabras clave:
Genética Humana, Doenças Raras, Revisão Sistemática, Família, CuidadoresResumen
Introdução: A ocorrência de uma alteração ou síndrome genética em um filho nunca é esperada por uma família. Tal descoberta implica em diversas mudanças, principalmente para os cuidadores.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os aspectos envolvidos na família diante de uma síndrome ou alteração genética de crianças.
Método: O estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre família e síndrome genética. As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, SciELO e PePSIC. Foram empregadas seis combinações de termos em cada uma das bases: família AND doença genética; família AND síndrome rara; família AND doença rara; síndrome genética AND parentalidade; doença rara AND parentalidade e anomalia congênita AND família.
Resultados: Foram encontrados 732 artigos, dos quais 11 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os artigos abordavam assuntos que foram agregados em duas categorias: trajetórias terapêuticas e busca por diagnósticos.
Conclusões: Os artigos apontam que a criança com alteração ou síndrome genética traz impacto na família, principalmente no que diz respeito à busca por atendimentos especializados. Mostra-se necessário estudos que discorram sobre a dinâmica familiar, o exercício da parentalidade e aspectos emocionais e afetivos dos pais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.