Análise dos efeitos imediatos entre a Manipulação Quiroprática e TENS em indivíduos com cervicalgia: ensaio clínico randomizado

Autores

  • Gabriel Martins de Barros Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0003-2758-6200
  • Monaliza Sousa dos Anjos Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa - Ebrafim http://orcid.org/0000-0003-4439-4622
  • Diego Miranda Mota Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
  • Diego Rodrigues Pessoa Universidade do Vale do Paraíba
  • Gilberto de Araújo Costa Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
  • Seânia Santos Leal Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6602

Palavras-chave:

Quiropraxia, Cervicalgia, Estimulação Elétrica Nervosa Tanscutânea

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos imediatos da estimulação transcutânea de nervos (TENS) e manipulação quiroprática associados ou não a indivíduos com cervicalgia crônica.

Métodos: 40 voluntários foram randomizados em quatro grupos que receberam uma única intervenção: G1: manipulação quiroprática; G2: Controle; G3: TENS e G4: TENS + manipulação quiroprática. As variáveis analisadas foram: Escala Visual Analógica, amplitude de movimento (ADM), e Índice de Incapacidade Pescoço (NDI).

Resultados: Houve uma redução significativa da dor no G1 em comparação ao G2 (p <0,0001). Nos movimentos de flexão e inclinação lateral direita, houve um aumento significativo (p <0,05) nos grupos 1 e 4 em relação aos grupos 2 e 3. Nos itens do NDI: levantamento de peso, dor de cabeça, qualidade de sono e lazer, grupos 1 e 4 apresentaram melhora significativa em relação ao G2.

Conclusão: O tratamento quiroprático com e sem TENS foi eficaz no aumento dos itens de ADM e NDI. A combinação de terapias não resultou em ganhos no manejo da cervicalgia comparados aos tratamentos unimodais.

Número principal de identificação: RBR-6c65dw - Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC).

Biografia do Autor

Gabriel Martins de Barros, Universidade Federal do Piauí


Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Santo Agostinho -UNIFSA. Mestrando em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Grupo de pesquisa de Morfologia da Universidade Federal do Piauí

Monaliza Sousa dos Anjos, Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa - Ebrafim

Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Santo Agostinho -UNIFSA. Pós-graduanda e professora assistente em Osteopatia e Fisioterapia Manipulativa pela Ebrafim.

Diego Miranda Mota, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Especialização em Fisioterapia Traumato-ortopédica Manipulativa pelo CEUT (2013) Atualmente é fisioterapeuta da campeã olímpica em Londres SARAH MENEZES, fisioterapeuta da Associação de judô Expedito Falcão e fisioterapeuta da Confederação Brasileira de Badminton. Preceptor de estágio do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Diego Rodrigues Pessoa, Universidade do Vale do Paraíba

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) -vinculado a bolsa (CAPES/PROSUP). Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Santo Agostinho- UniFSA (2010-2014). Pós-graduado em metodologia do ensino superior (Uninovafapi) (2015-2016) e Pós-graduado em Fisioterapia traumato ortopédica e desportiva (Instituto Lato Sensu)-(2015-2016). Atualmente, atuo como docente do curso de Fisioterapia da associação de ensino superior do Piauí (AESPI), Faculdade Estácio de Teresina (Estácio - CEUT) e da Faculdade de Tecnologia, Educação Superior e Profissional (FATESP).

Gilberto de Araújo Costa, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (1997). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2000). Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. Docente do pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Seânia Santos Leal, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA

Doutoranda em andamento em Engenharia Biomédica pela
Universidade Brasil, UNIVBRASIL.  Docente do pelo Centro Universitário Santo Agostinho e da Universidade Estadual do Piauí.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos Originais