Análise dos efeitos imediatos entre a Manipulação Quiroprática e TENS em indivíduos com cervicalgia: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6602Palabras clave:
Quiropraxia, Cervicalgia, Estimulação Elétrica Nervosa TanscutâneaResumen
Objetivo: Analisar os efeitos imediatos da estimulação transcutânea de nervos (TENS) e manipulação quiroprática associados ou não a indivíduos com cervicalgia crônica.
Métodos: 40 voluntários foram randomizados em quatro grupos que receberam uma única intervenção: G1: manipulação quiroprática; G2: Controle; G3: TENS e G4: TENS + manipulação quiroprática. As variáveis analisadas foram: Escala Visual Analógica, amplitude de movimento (ADM), e Índice de Incapacidade Pescoço (NDI).
Resultados: Houve uma redução significativa da dor no G1 em comparação ao G2 (p <0,0001). Nos movimentos de flexão e inclinação lateral direita, houve um aumento significativo (p <0,05) nos grupos 1 e 4 em relação aos grupos 2 e 3. Nos itens do NDI: levantamento de peso, dor de cabeça, qualidade de sono e lazer, grupos 1 e 4 apresentaram melhora significativa em relação ao G2.
Conclusão: O tratamento quiroprático com e sem TENS foi eficaz no aumento dos itens de ADM e NDI. A combinação de terapias não resultou em ganhos no manejo da cervicalgia comparados aos tratamentos unimodais.
Número principal de identificação: RBR-6c65dw - Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.