Drogas e políticas públicas: reflexões com ênfase na prevenção

Autores

  • Sergio Paulo de Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
  • Gilson Batista de Oliveira Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA/Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento e Programa de Pós-Graduação em Economia.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6618

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Drogas, Agenda Governamental, Prevenção

Resumo

O consumo de substâncias psicoativas acompanha a evolução da história da humanidade. O ser humano tem feito uso de drogas através dos tempos nos mais variados contextos e pelas mais diversas motivações, sendo que, na atualidade, verifica-se que essa utilização tem colocado muitos desafios à sociedade mundial. Tendo em vista que se trata de um fenômeno complexo e multifatorial, observa-se que as políticas públicas de enfrentamento a este problema não têm sido efetivas. No Brasil, em especial, as ações e programas neste sentido tem se demonstrado tardias, mínimas e desarticuladas. Dessa forma, a proposta deste trabalho é contribuir com reflexões teóricas acerca dessa questão, com particular ênfase ao âmbito da prevenção.

Biografia do Autor

Sergio Paulo de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana/Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Técnico Agropecuário (1980) pelo Colégio Agrícola Estadual Manoel Moreira Pena. Possui Bacharelado em Turismo (1987) e Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992). Especialização Lato Sensu em Linguagens do Século XXI (1999 a 2001) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA (2019).

Gilson Batista de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA/Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento e Programa de Pós-Graduação em Economia.

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais