Adesão a um protocolo de intervenção nutricional para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista

Adriana Pinheiro Donay, Giliane Fraga Monk, Camila Irigonhé Ramos, Josiane da Cunha Luçardo, Juliana dos Santos Vaz, Sandra Costa Valle

Resumo


Objetivo: avaliar a adesão às orientações nutricionais de um protocolo de intervenção nutricional individualizado a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Métodos: estudo longitudinal realizado em um ambulatório de nutrição infantil com pacientes do espectro autista, de 3 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos. Foi realizado um questionário para obter dados sociodemográficos da família e do paciente, aferidos o peso e altura e realizadas orientações nutricionais baseadas em recordatório de 24h. Em consulta subsequente foi aplicado um checklist para avaliar a adesão as orientações referentes a redução do consumo de alimentos marcadores de má qualidade nutricional (bebidas açucaradas; frituras, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, açúcares e guloseimas, carnes processadas e biscoitos doce). A comparação entre as frequências das orientações realizadas e as alcançadas foi analisada por meio do teste de Fisher. Adotou-se um erro alfa aceitável de 5%. Resultados: as orientações mais frequentes foram para redução de bebidas adoçadas, frituras e carnes processadas, representando 63%, 28% e 22% respectivamente. A frequência de adesão às orientações variou de 50% a 80%, correspondendo a 63%, 80% e 88% para bebidas adoçadas frituras e carnes processadas. Conclusão: a taxa de adesão às orientações propostas no protocolo foi satisfatória, mostrando que uma orientação nutricional direcionada ao ajuste do consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional poderá ser efetiva e contribuir na prevenção de agravos à saúde em indivíduos do espectro autista.


Palavras-chave


Transtorno do Espectro Autista; Educação Alimentar e Nutricional, Avaliação Nutricional; Consumo de Alimentos; Comportamento Alimentar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6636

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000