Adesão a um protocolo de intervenção nutricional para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6636Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista, Educação Alimentar e Nutricional, Avaliação Nutricional, Consumo de Alimentos, Comportamento AlimentarResumen
Objetivo: avaliar a adesão às orientações nutricionais de um protocolo de intervenção nutricional individualizado a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.
Métodos: estudo longitudinal realizado em um ambulatório de nutrição infantil com pacientes do espectro autista, de 3 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos. Foi realizado um questionário para obter dados sociodemográficos da família e do paciente, aferidos o peso e altura e realizadas orientações nutricionais baseadas em recordatório de 24h. Em consulta subsequente foi aplicado um checklist para avaliar a adesão as orientações referentes a redução do consumo de alimentos marcadores de má qualidade nutricional (bebidas açucaradas; frituras, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, açúcares e guloseimas, carnes processadas e biscoitos doce). A comparação entre as frequências das orientações realizadas e as alcançadas foi analisada por meio do teste de Fisher. Adotou-se um erro alfa aceitável de 5%.
Resultados: as orientações mais frequentes foram para redução de bebidas adoçadas, frituras e carnes processadas, representando 63%, 28% e 22% respectivamente. A frequência de adesão às orientações variou de 50% a 80%, correspondendo a 63%, 80% e 88% para bebidas adoçadas frituras e carnes processadas.
Conclusão: a taxa de adesão às orientações propostas no protocolo foi satisfatória, mostrando que uma orientação nutricional direcionada ao ajuste do consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional poderá ser efetiva e contribuir na prevenção de agravos à saúde em indivíduos do espectro autista.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.