Saúde Escolar: Prevalência de dor nas costas e fatores associados, no Sertão de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6798Palavras-chave:
Estudantes, Adolescentes, Dor Lombar, Fatores de RiscoResumo
A prevalência de dor nas costas é uma questão de saúde pública, que atinge indivíduos de todas as faixas etárias. Em idade escolar, o caso merece atenção e estudo porque a dor lombar pode gerar problemas graves em idade adulta. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência da dor nas costas de escolares matriculados no Ensino Fundamental I da cidade de Petrolina-PE, por conseguinte, investigar a relação entre a presença da dor nas costas com o peso da mochila e a prática de exercícios físicos. Foram avaliados 129 escolares (10-12 anos) de ambos os sexos. O instrumento utilizado para verificar informações demográficos, hábitos de vida e a prevalência da dor nas costas foi o BackPEI. Diferenças estatísticas entre os sexos foram observadas para a prática de exercícios físicos (p<0,001) e a frequência semanal com que os exercícios foram realizados (p<0,001). 25,6% dos meninos (33/129) e 31,8% das meninas (41/129) indicaram sentir ou ter sentido dor nas costas nos últimos três meses. A prevalência de dor nas costas entre as meninas foi maior 59,6%, enquanto, que meninos mostraram taxa de 40,3%. A análise de regressão logística (OR -0,361; p=0,001) indicou a frequência semanal da prática do exercício físico como variável capaz de prever em 64% a dor nas costas. Conclui-se que o estudo mostrou prevalência moderada de dor nas costas entre os escolares de Petrolina-PE e evidenciou a prática do exercício físico como fator protetor da dor nas costas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.