Saúde Escolar: Prevalência de dor nas costas e fatores associados, no Sertão de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6798Palabras clave:
Estudantes, Adolescentes, Dor Lombar, Fatores de RiscoResumen
A prevalência de dor nas costas é uma questão de saúde pública, que atinge indivíduos de todas as faixas etárias. Em idade escolar, o caso merece atenção e estudo porque a dor lombar pode gerar problemas graves em idade adulta. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência da dor nas costas de escolares matriculados no Ensino Fundamental I da cidade de Petrolina-PE, por conseguinte, investigar a relação entre a presença da dor nas costas com o peso da mochila e a prática de exercícios físicos. Foram avaliados 129 escolares (10-12 anos) de ambos os sexos. O instrumento utilizado para verificar informações demográficos, hábitos de vida e a prevalência da dor nas costas foi o BackPEI. Diferenças estatísticas entre os sexos foram observadas para a prática de exercícios físicos (p<0,001) e a frequência semanal com que os exercícios foram realizados (p<0,001). 25,6% dos meninos (33/129) e 31,8% das meninas (41/129) indicaram sentir ou ter sentido dor nas costas nos últimos três meses. A prevalência de dor nas costas entre as meninas foi maior 59,6%, enquanto, que meninos mostraram taxa de 40,3%. A análise de regressão logística (OR -0,361; p=0,001) indicou a frequência semanal da prática do exercício físico como variável capaz de prever em 64% a dor nas costas. Conclui-se que o estudo mostrou prevalência moderada de dor nas costas entre os escolares de Petrolina-PE e evidenciou a prática do exercício físico como fator protetor da dor nas costas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.