Aspectos clínicos do implante vestibular em humanos

Autores

  • Bianca Nunes Pimentel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.6829

Palavras-chave:

Próteses e implantes, Estimulação elétrica, Doenças vestibulares, Reflexo vestíbulo-ocular

Resumo

Objetivo: analisar os resultados obtidos na literatura internacional sobre o Implante Vestibular, considerando os avanços alcançados quanto à cirurgia e recuperação de sujeitos implantados.

Materiais e Métodos: A busca eletrônica foi realizada no Portal de periódicos da CAPES, em março de 2020. Foram utilizados os descritores com a seguinte estratégia de busca: Vestibular implant* OR Vestibular prosth* OR (electrical stimulation AND vestibular). Os critérios de seleção foram: estudos sobre a cirurgia do implante vestibular, com seres humanos, nos últimos dez anos, material tipo artigo, no idioma Inglês, revisado por pares.

Resultados: Dos 14 artigos selecionados, a maioria citou o implante vestibular modifi cado de implantes cocleares ou híbridos. É indicado, principalmente, nos casos de perda da hipofunção vestibular bilateral. Quanto às abordagens cirúrgicas destacam-se a intralabiríntica, com inserção do eletrodo no canal semicircular ou extralabiríntica, na qual o eletrodo leva a informação diretamente aos nervos.

Conclusão: Os estudos relatam a restauração parcial do reflexo vestíbulo-ocular evocado eletricamente o qual se aproxima do reflexo natural, favorecendo as habilidades visuais dinâmicas e os movimentos de cabeça. Também há referência aos outros reflexos vestibulares, os quais geram respostas posturais controladas, bem como sensações vestibulares, porém ainda altamente variáveis entre os sujeitos.

Biografia do Autor

Bianca Nunes Pimentel, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM

Downloads

Publicado

2022-03-07

Edição

Seção

Artigos de Revisão