Aspectos clínicos do implante vestibular em humanos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.6829Palavras-chave:
Próteses e implantes, Estimulação elétrica, Doenças vestibulares, Reflexo vestíbulo-ocularResumo
Objetivo: analisar os resultados obtidos na literatura internacional sobre o Implante Vestibular, considerando os avanços alcançados quanto à cirurgia e recuperação de sujeitos implantados.
Materiais e Métodos: A busca eletrônica foi realizada no Portal de periódicos da CAPES, em março de 2020. Foram utilizados os descritores com a seguinte estratégia de busca: Vestibular implant* OR Vestibular prosth* OR (electrical stimulation AND vestibular). Os critérios de seleção foram: estudos sobre a cirurgia do implante vestibular, com seres humanos, nos últimos dez anos, material tipo artigo, no idioma Inglês, revisado por pares.
Resultados: Dos 14 artigos selecionados, a maioria citou o implante vestibular modifi cado de implantes cocleares ou híbridos. É indicado, principalmente, nos casos de perda da hipofunção vestibular bilateral. Quanto às abordagens cirúrgicas destacam-se a intralabiríntica, com inserção do eletrodo no canal semicircular ou extralabiríntica, na qual o eletrodo leva a informação diretamente aos nervos.
Conclusão: Os estudos relatam a restauração parcial do reflexo vestíbulo-ocular evocado eletricamente o qual se aproxima do reflexo natural, favorecendo as habilidades visuais dinâmicas e os movimentos de cabeça. Também há referência aos outros reflexos vestibulares, os quais geram respostas posturais controladas, bem como sensações vestibulares, porém ainda altamente variáveis entre os sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.