Aspectos clínicos do implante vestibular em humanos

Autores/as

  • Bianca Nunes Pimentel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.6829

Palabras clave:

Próteses e implantes, Estimulação elétrica, Doenças vestibulares, Reflexo vestíbulo-ocular

Resumen

Objetivo: analisar os resultados obtidos na literatura internacional sobre o Implante Vestibular, considerando os avanços alcançados quanto à cirurgia e recuperação de sujeitos implantados.

Materiais e Métodos: A busca eletrônica foi realizada no Portal de periódicos da CAPES, em março de 2020. Foram utilizados os descritores com a seguinte estratégia de busca: Vestibular implant* OR Vestibular prosth* OR (electrical stimulation AND vestibular). Os critérios de seleção foram: estudos sobre a cirurgia do implante vestibular, com seres humanos, nos últimos dez anos, material tipo artigo, no idioma Inglês, revisado por pares.

Resultados: Dos 14 artigos selecionados, a maioria citou o implante vestibular modifi cado de implantes cocleares ou híbridos. É indicado, principalmente, nos casos de perda da hipofunção vestibular bilateral. Quanto às abordagens cirúrgicas destacam-se a intralabiríntica, com inserção do eletrodo no canal semicircular ou extralabiríntica, na qual o eletrodo leva a informação diretamente aos nervos.

Conclusão: Os estudos relatam a restauração parcial do reflexo vestíbulo-ocular evocado eletricamente o qual se aproxima do reflexo natural, favorecendo as habilidades visuais dinâmicas e os movimentos de cabeça. Também há referência aos outros reflexos vestibulares, os quais geram respostas posturais controladas, bem como sensações vestibulares, porém ainda altamente variáveis entre os sujeitos.

Biografía del autor/a

Bianca Nunes Pimentel, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM

Publicado

2022-03-07

Número

Sección

Artigos de Revisão