Aspectos clínicos do implante vestibular em humanos
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.6829Palabras clave:
Próteses e implantes, Estimulação elétrica, Doenças vestibulares, Reflexo vestíbulo-ocularResumen
Objetivo: analisar os resultados obtidos na literatura internacional sobre o Implante Vestibular, considerando os avanços alcançados quanto à cirurgia e recuperação de sujeitos implantados.
Materiais e Métodos: A busca eletrônica foi realizada no Portal de periódicos da CAPES, em março de 2020. Foram utilizados os descritores com a seguinte estratégia de busca: Vestibular implant* OR Vestibular prosth* OR (electrical stimulation AND vestibular). Os critérios de seleção foram: estudos sobre a cirurgia do implante vestibular, com seres humanos, nos últimos dez anos, material tipo artigo, no idioma Inglês, revisado por pares.
Resultados: Dos 14 artigos selecionados, a maioria citou o implante vestibular modifi cado de implantes cocleares ou híbridos. É indicado, principalmente, nos casos de perda da hipofunção vestibular bilateral. Quanto às abordagens cirúrgicas destacam-se a intralabiríntica, com inserção do eletrodo no canal semicircular ou extralabiríntica, na qual o eletrodo leva a informação diretamente aos nervos.
Conclusão: Os estudos relatam a restauração parcial do reflexo vestíbulo-ocular evocado eletricamente o qual se aproxima do reflexo natural, favorecendo as habilidades visuais dinâmicas e os movimentos de cabeça. Também há referência aos outros reflexos vestibulares, os quais geram respostas posturais controladas, bem como sensações vestibulares, porém ainda altamente variáveis entre os sujeitos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.