Comprometimento vascular periférico em pacientes diabéticos: fatores etiológicos e manifestações clínicas

Autores

  • Lorrany Fontenele Moraes da Silva Universidade Federal do Maranhão http://orcid.org/0000-0002-3683-4969
  • Adriana Gomes Nogueira Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Lúcia Fernandes Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Lívia Maia Pascoal Universidade Federal do Maranhão
  • Marcelino Santos Neto Universidade Federal do Maranhão
  • Richard Pereira Dutra Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6836

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Pé diabético, Doença arterial periférica, Neuropatias Diabéticas, Angiopatias diabéticas

Resumo

Introdução: A avaliação da perfusão periférica é fundamental para o manejo de pacientes diabéticos, com o intuito de detectar os riscos de amputações e a evolução da cicatrização de feridas.

Objetivo: Identificar os fatores etiológicos e manifestações clínicas que caracterizam o comprometimento vascular periférico em pacientes diabéticos.

Metodologia: Desenvolveu-se uma revisão integrativa em maio de 2019 utilizando as seguintes bases de dados BDENF, CINAHL, LILACS, MEDLINE e PUBMED com os descritores angiopatias diabéticas, diabetes mellitus, pé diabético nos idiomas inglês e português. A amostra foi constituída por 18 artigos. Os fatores etiológicos mais frequentes foram Doença arterial periférica (DAP), tempo de evolução do diabetes, neuropatia periférica, idade avançada e tabagismo. Sobre as manifestações clínicas, apresentaram maior frequência baixo Índice Tornozelo-braquial (ITB), baixo Índice Hálux-braquial (IHB), ausência de pulsos periféricos e retardo na cicatrização.

Conclusão: A DAP foi mais evidente e considerada a principal causa de acometimento vascular, verificou-se que o ITB não é uma técnica segura para avaliar a perfusão periférica em pacientes diabéticos e esta deve ser realizada em concomitância ao IHB, alternativa mais confiável. Portanto, é fundamental os profissionais de saúde rastrearem os fatores etiológicos e manifestações clínicas para realizarem uma atenção direcionada para essa população de risco.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão