Comprometimento vascular periférico em pacientes diabéticos: fatores etiológicos e manifestações clínicas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6836Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Pé diabético, Doença arterial periférica, Neuropatias Diabéticas, Angiopatias diabéticasResumo
Introdução: A avaliação da perfusão periférica é fundamental para o manejo de pacientes diabéticos, com o intuito de detectar os riscos de amputações e a evolução da cicatrização de feridas.
Objetivo: Identificar os fatores etiológicos e manifestações clínicas que caracterizam o comprometimento vascular periférico em pacientes diabéticos.
Metodologia: Desenvolveu-se uma revisão integrativa em maio de 2019 utilizando as seguintes bases de dados BDENF, CINAHL, LILACS, MEDLINE e PUBMED com os descritores angiopatias diabéticas, diabetes mellitus, pé diabético nos idiomas inglês e português. A amostra foi constituída por 18 artigos. Os fatores etiológicos mais frequentes foram Doença arterial periférica (DAP), tempo de evolução do diabetes, neuropatia periférica, idade avançada e tabagismo. Sobre as manifestações clínicas, apresentaram maior frequência baixo Índice Tornozelo-braquial (ITB), baixo Índice Hálux-braquial (IHB), ausência de pulsos periféricos e retardo na cicatrização.
Conclusão: A DAP foi mais evidente e considerada a principal causa de acometimento vascular, verificou-se que o ITB não é uma técnica segura para avaliar a perfusão periférica em pacientes diabéticos e esta deve ser realizada em concomitância ao IHB, alternativa mais confiável. Portanto, é fundamental os profissionais de saúde rastrearem os fatores etiológicos e manifestações clínicas para realizarem uma atenção direcionada para essa população de risco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.