A criança com dificuldade de aprendizagem: triagem psicológica na escola 

Diandra Zuchinali, Carla Sasso Simon, Rafael Zaneripe de Souza Nunes, Marieli Mezari Vitali, Caroline Zaneripe de Souza, Cristina Adriana Rodrigues Kern, Lisiane Tuon, Karin Martins Gomes

Resumo


Introdução: A escola é um ambiente essencial para a aprendizagem e socialização. As dificuldades de aprendizagem possuem diferentes origens, por conta de deficiência intelectual ou dificuldades decorrentes do contexto, desta forma, a avaliação psicológica é um importante norteador dos procedimentos de inclusão escolar. Objetivo: Identificar a relação entre crianças que apresentavam dificuldades em sala de aula, conforme relato dos professores, e crianças com características psicológicas sugestivas de deficiência intelectual. Materiais e Métodos: Pesquisa quantitativa, em modelo de pesquisa-intervenção com 20 crianças entre 7 e 10 anos provenientes de cinco escolas públicas do município de Criciúma, Santa Catarina. Os participantes passaram por testagem psicológica com os instrumentos WASI e TDE, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, porcentagem e frequência com o software SPSS. Resultados: Observou-se que 15% das crianças apresentaram índice extremamente baixo no WASI e 12 crianças apresentaram classificação inferior no TDE. Conclusão: Identificou-se que mais da metade apresentou indícios de defasagem escolar decorrente de dificuldades de aprendizagem, e menos da metade apresentou indícios de deficiência intelectual.


Palavras-chave


Criança; Deficiências da Aprendizagem; Deficiência Intelectual

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6850

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e-ISSN: 2317-8582

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