Estado nutricional e hábitos alimentares de universitários: estudo em município de pequena densidade populacional

Autores

  • Edson Oliveira Rodrigues Moura
  • Maria Angélica Rubim
  • Daniel Vicentini de Oliveira
  • Matheus Amarante Nascimento
  • Fábio Luiz Cheche Pina

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6852

Palavras-chave:

Educação Superior, Consumo De Alimentos, Governo Local, Ingestão de Alimentos

Resumo

Introdução: o estado nutricional e os hábitos alimentares podem estar relacionados ao local onde é realizada a formação ndo indivíduo.

Objetivo: avaliar o estado nutricional e os hábitos alimentares de universitários em um município de pequena densidade populacional.

Métodos: estudo transversal realizado com 227 universitários no município de Cornélio Procópio/PR. Foi aplicado um questionário semiestruturado, quociente massa corporal/estatura2.

Resultados: foi observado que 69,3% dos universitários de humanas assumiram não realizar uma boa rotina alimentar (?2 14,03 e p<0,01). Com relação a frequência alimentar (?2 0,48 e p<0,01), as mulheres (65,9%) realizam um alto consumo de verduras quando comparadas aos homens (48,1%). Para o consumo de cafeína os universitários da área de humanas (?2 5,45 e p<0,02) realizam um alto consumo de produtos cafeinados (62,4%), quando comparados aos da área de saúde (46,8%).

Conclusão: tanto o gênero quanto a área de graduação podem ser determinantes no estado nutricional, frequência e hábitos alimentares de universitários de um município de pequena densidade populacional.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais