Estado nutricional e hábitos alimentares de universitários: estudo em município de pequena densidade populacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6852Palabras clave:
Educação Superior, Consumo De Alimentos, Governo Local, Ingestão de AlimentosResumen
Introdução: o estado nutricional e os hábitos alimentares podem estar relacionados ao local onde é realizada a formação ndo indivíduo.
Objetivo: avaliar o estado nutricional e os hábitos alimentares de universitários em um município de pequena densidade populacional.
Métodos: estudo transversal realizado com 227 universitários no município de Cornélio Procópio/PR. Foi aplicado um questionário semiestruturado, quociente massa corporal/estatura2.
Resultados: foi observado que 69,3% dos universitários de humanas assumiram não realizar uma boa rotina alimentar (?2 14,03 e p<0,01). Com relação a frequência alimentar (?2 0,48 e p<0,01), as mulheres (65,9%) realizam um alto consumo de verduras quando comparadas aos homens (48,1%). Para o consumo de cafeína os universitários da área de humanas (?2 5,45 e p<0,02) realizam um alto consumo de produtos cafeinados (62,4%), quando comparados aos da área de saúde (46,8%).
Conclusão: tanto o gênero quanto a área de graduação podem ser determinantes no estado nutricional, frequência e hábitos alimentares de universitários de um município de pequena densidade populacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.