Levantamento epidemiológico bucal, auto estima e qualidade de vida de pacientes portadores do vírus HIV/AIDS: Estudo transversal exploratório

Autores

  • Clea Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP
  • Gabriela Peres Teruel Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP http://orcid.org/0000-0003-2686-589X
  • Renata Colturato Gatto Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP
  • Tania Adas Saliba Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP
  • Ana Victória Butarelo Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP
  • Artênio José Ísper Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6873

Palavras-chave:

HIV, Autoimagem, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: Objetivou-se avaliar nos pacientes portadores de HIV/AIDS a condição de saúde bucal, a autoestima, a qualidade de vida e verificar as possíveis associações entre elas.

Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado no Serviço de Atendimento Especializado ligado a Faculdade de medicina. Para a coleta de dados foi realizado o exame bucal, o que foram utilizados os índices CPO-D e IHOS, preconizados pela Organização Mundial de Saúde e por meio da Escala de Autoestima de Rosenberg. A análise de dados foi aplicada o coeficiente de Correlação por Postos de Spearman, Teste G com correção de Williams e teste do Qui-Quadrado, no Programa SPSS 22.0.  

Resultados: Participaram da pesquisa 146 pacientes portadores de HIV, sendo a maioria do gênero masculino (61,64%), com idade média 44 anos e nível de escolaridade básico/fundamental, (50%). Em relação à saúde bucal o CPOD médio foi de 14,31 e o IHOS foi regular em 38,36% da amostra. A maior parte dos pacientes não apresentava sintomas de depressão (60,28%) e 52,06% apresentou uma autoestima positiva. A baixa autoestima apresentou correlação negativa com os domínios atividade sexual (p=0,005), satisfação com a vida (p=0,040) e conscientização sobre o HIV (p=0,026).

Conclusão: Os resultados sugerem que a condição de saúde bucal foi considerada regular e a autoestima foi classificada como positiva, mas algumas variáveis interferiram negativamente nos domínios de qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais