Levantamento epidemiológico bucal, auto estima e qualidade de vida de pacientes portadores do vírus HIV/AIDS: Estudo transversal exploratório
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6873Palabras clave:
HIV, Autoimagem, Serviços de SaúdeResumen
Objetivo: Objetivou-se avaliar nos pacientes portadores de HIV/AIDS a condição de saúde bucal, a autoestima, a qualidade de vida e verificar as possíveis associações entre elas.
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado no Serviço de Atendimento Especializado ligado a Faculdade de medicina. Para a coleta de dados foi realizado o exame bucal, o que foram utilizados os índices CPO-D e IHOS, preconizados pela Organização Mundial de Saúde e por meio da Escala de Autoestima de Rosenberg. A análise de dados foi aplicada o coeficiente de Correlação por Postos de Spearman, Teste G com correção de Williams e teste do Qui-Quadrado, no Programa SPSS 22.0.
Resultados: Participaram da pesquisa 146 pacientes portadores de HIV, sendo a maioria do gênero masculino (61,64%), com idade média 44 anos e nível de escolaridade básico/fundamental, (50%). Em relação à saúde bucal o CPOD médio foi de 14,31 e o IHOS foi regular em 38,36% da amostra. A maior parte dos pacientes não apresentava sintomas de depressão (60,28%) e 52,06% apresentou uma autoestima positiva. A baixa autoestima apresentou correlação negativa com os domínios atividade sexual (p=0,005), satisfação com a vida (p=0,040) e conscientização sobre o HIV (p=0,026).
Conclusão: Os resultados sugerem que a condição de saúde bucal foi considerada regular e a autoestima foi classificada como positiva, mas algumas variáveis interferiram negativamente nos domínios de qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.