A política de promoção da saúde para a população idosa na perspectiva de trabalhadores da saúde

Autores

  • Xavéle Braatz Petermann Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2672-0164
  • Silvana Basso Miolo Prefeitura Municipal de Santa Maria, RS, Brasil.
  • Sheila kocourek Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6895

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Idoso, Trabalhador de saúde, Acesso universal a saúde, Determinantes sociais da saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de trabalhadores da saúde sobre a política de promoção da saúde voltada para os idosos em um município do Sul do Brasil. 

Metodologia: Estudo de caso qualitativo no qual participaram quatro profissionais da saúde que desenvolvem ações da política de promoção da saúde para os idosos, sendo a amostra intencional, por conveniência e saturação. Os dados foram coletados mediante grupo focal e analisados por meio da análise temática. 

Resultados: As categorias denotaram que a percepção dos trabalhadores de saúde sobre a política de promoção da saúde para os idosos compreenderam tanto a garantia do acesso às ações e quanto à atenção aos determinantes da saúde. 

Conclusões: Os resultados encontrados retrataram que a política de promoção da saúde para a população idosa envolve questões complexas e multifatoriais, com necessidade de um olhar ampliado.

Biografia do Autor

Xavéle Braatz Petermann, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria  (2016); Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Uninter (2017); Especialização em Gestão Pública Municipal pela UFSM (2018); Mestranda em Gestão de Organizações Públicas (UFSM); Fisioterapeuta na Prefeitura Municipal de Arroio do Tigre/RS.

 

Silvana Basso Miolo, Prefeitura Municipal de Santa Maria, RS, Brasil.

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); Especialização em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (2000); Especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2005); Especialização em Preceptoria no SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2017); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2018); Fisioterapeuta na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Sheila kocourek, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997); Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000); Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006); Docente do Departamento de Serviço Social, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. 

 

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais