A política de promoção da saúde para a população idosa na perspectiva de trabalhadores da saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6895Palabras clave:
Promoção da Saúde, Idoso, Trabalhador de saúde, Acesso universal a saúde, Determinantes sociais da saúdeResumen
Objetivo: Analisar a percepção de trabalhadores da saúde sobre a política de promoção da saúde voltada para os idosos em um município do Sul do Brasil.
Metodologia: Estudo de caso qualitativo no qual participaram quatro profissionais da saúde que desenvolvem ações da política de promoção da saúde para os idosos, sendo a amostra intencional, por conveniência e saturação. Os dados foram coletados mediante grupo focal e analisados por meio da análise temática.
Resultados: As categorias denotaram que a percepção dos trabalhadores de saúde sobre a política de promoção da saúde para os idosos compreenderam tanto a garantia do acesso às ações e quanto à atenção aos determinantes da saúde.
Conclusões: Os resultados encontrados retrataram que a política de promoção da saúde para a população idosa envolve questões complexas e multifatoriais, com necessidade de um olhar ampliado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.