Clínica ampliada em Odontologia: experiência precursora avaliada pelos usuários
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6924Palavras-chave:
Humanização da Assistência, Odontologia, Acolhimento, Satisfação dos UsuáriosResumo
Objetivou-se analisar a atenção em saúde bucal prestada pela Clínica Ampliada (CA) da Universidade Estadual de Maringá, bem como avaliar satisfação com atendimento odontológico e autonomia do paciente sob percepção de usuários. Trata-se de estudo observacional, transversal, descritivo, retrospectivo, com usuários que frequentaram o serviço odontológico da CA. Foi aplicado questionário estruturado sobre variáveis socioeconômicas, humanização, autonomia, acesso, encaminhamento e satisfação sobre atenção odontológica da CA. Os dados descritivos foram analisados no Programa EpiInfo. O principal motivo de procura da CA foi dor (37,8%), sendo escolhida principalmente pela gratuidade do atendimento (43,4%). Todos pacientes citaram que os dentistas os escutaram com atenção, tiveram um bom relacionamento e confiança no seu trabalho. A maioria dos pacientes mudou seu comportamento sobre hábitos saudáveis em relação à sua saúde, aumentando autonomia e sua responsabilização com manutenção da saúde bucal. A maioria dos pacientes avaliou satisfatoriamente a CA em relação aos recursos humanos, estrutura e limpeza. Todos avaliaram o atendimento odontológico como muito bom/bom, sendo que acharam que o dentista fez bom trabalho e recomendariam a CA. Conclui-se que esta experiência pioneira está sendo positiva, qualificando a atenção odontológica em relação à humanização, aumentando autonomia do paciente e satisfação do usuário com serviço prestado.
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