Masculinidade, antiafeminação e comportamento sexual de risco em universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6940

Palavras-chave:

Estereotipagem de Gênero, Afeminação, Masculinidade, Comportamento Sexual, Preservativos, Saúde do Homem

Resumo

Introdução: A antiafeminação está envolvida com a potencialização de comportamentos sexuais de risco em homens, levando a impactos na saúde.

Objetivo: Investigar a relação entre a antiafeminação, enquanto componente da masculinidade, e os comportamentos sexuais de risco em uma amostra de homens universitários.

Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com 169 participantes homens, maiores de 18 anos, com média de idade de 22,03 anos (DP = 4,936). Os dados foram produzidos presencialmente através da aplicação de instrumentos que avaliam antiafeminação, importância atribuída à masculinidade, atitudes frente ao uso de camisinha e indicadores de comportamentos sexuais de risco.

Resultados e Conclusões: Os resultados mostram a existência de correlações positivas entre a antiafeminação e atitudes inconsistentes no uso de preservativo (r = 0,352; p < 0,001) e com a importância da masculinidade (r = 0,450; p < 0,001).  Além disso, a antiafeminação e indicadores de comportamento sexual de risco foram identificados como preditores de atitudes inconsistentes no uso de preservativo (p < 0,001; = 0,295). O artigo discute a relação entre saúde e masculinidade; e, como fatores, como a antiafeminação, são importantes para a compreensão dos comportamentos sexuais de risco em homens.

Biografia do Autor

Mozer de Miranda Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e doutorando em Psicologia.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais