Masculinidade, antiafeminação e comportamento sexual de risco em universitários
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6940Palabras clave:
Estereotipagem de Gênero, Afeminação, Masculinidade, Comportamento Sexual, Preservativos, Saúde do HomemResumen
Introdução: A antiafeminação está envolvida com a potencialização de comportamentos sexuais de risco em homens, levando a impactos na saúde.
Objetivo: Investigar a relação entre a antiafeminação, enquanto componente da masculinidade, e os comportamentos sexuais de risco em uma amostra de homens universitários.
Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada com 169 participantes homens, maiores de 18 anos, com média de idade de 22,03 anos (DP = 4,936). Os dados foram produzidos presencialmente através da aplicação de instrumentos que avaliam antiafeminação, importância atribuída à masculinidade, atitudes frente ao uso de camisinha e indicadores de comportamentos sexuais de risco.
Resultados e Conclusões: Os resultados mostram a existência de correlações positivas entre a antiafeminação e atitudes inconsistentes no uso de preservativo (r = 0,352; p < 0,001) e com a importância da masculinidade (r = 0,450; p < 0,001). Além disso, a antiafeminação e indicadores de comportamento sexual de risco foram identificados como preditores de atitudes inconsistentes no uso de preservativo (p < 0,001; r² = 0,295). O artigo discute a relação entre saúde e masculinidade; e, como fatores, como a antiafeminação, são importantes para a compreensão dos comportamentos sexuais de risco em homens.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.