Avaliação da ingestão de antioxidantes em doentes renais crônicos em hemodiálise com e sem o diagnóstico de diabetes mellitus

Autores

  • Maria Teresa Knaut Luzzi Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jociane de Lima Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Dalton Luiz Schiessel Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Mariana Abe Vicente Cavagnari Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Silvana Franco Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Aline Jabur Castilho Clínica de Doenças Renais (CLIRE)
  • Caryna Eurich Mazur Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6943

Palavras-chave:

Alimentação, Avaliação nutricional, Consumo alimentar, Estado nutricional

Resumo

Introdução: Na doença renal crônica (DRC) os rins que não conseguem realizar suas funções, e pode estar associada ao diabetes mellitus (DM). Os antioxidantes diminuem o estresse oxidativo e processo inflamatório, podendo melhorar o prognóstico da DRC, com isso a avaliação da ingestão de antioxidantes é recomendada.

Objetivo: Avaliar a ingestão de antioxidantes por uma amostra de pacientes com DRC em hemodiálise com e sem diagnóstico de DM.

Métodos: Estudo retrospectivo realizado com 38 pacientes com DRC com e sem diagnóstico de DM. Foram coletados dados dietéticos com recordatório alimentar de 24 horas, foram analisados os valores de vitaminas A, D, E, C e minerais: ferro, magnésio, manganês e zinco, selênio. As análises foram de realizadas por meio dos testes T de Student e Mann-Whitney para verificar se havia diferença de consumo de antioxidantes entre os pacientes.

Resultados: A média de idade da amostra foi 49,0±7,6 anos. A maioria era do sexo masculino (63,2%) e 47,4% possuíam diabetes. Pouco mais da metade da amostra (52,6%) possuía o diagnóstico de DRC a mais de 36 meses. A vitamina C diferiu quando comparados os pacientes com e sem diabetes (p<0,05). Nas demais avaliações o consumo de nutrientes antioxidantes não houve diferença entre os pacientes dos dois grupos estudados (p>0,05).

Conclusão: Foi possível observar que o consumo das vitaminas A, D e E estava abaixo da recomendação, apenas a vitamina C estava em níveis adequados na maioria dos pacientes avaliados, porém havia divergência do consumo dessa entre os pacientes com e sem DM.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Edição

Seção

Artigos Originais