Avaliação da ingestão de antioxidantes em doentes renais crônicos em hemodiálise com e sem o diagnóstico de diabetes mellitus
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6943Palavras-chave:
Alimentação, Avaliação nutricional, Consumo alimentar, Estado nutricionalResumo
Introdução: Na doença renal crônica (DRC) os rins que não conseguem realizar suas funções, e pode estar associada ao diabetes mellitus (DM). Os antioxidantes diminuem o estresse oxidativo e processo inflamatório, podendo melhorar o prognóstico da DRC, com isso a avaliação da ingestão de antioxidantes é recomendada.
Objetivo: Avaliar a ingestão de antioxidantes por uma amostra de pacientes com DRC em hemodiálise com e sem diagnóstico de DM.
Métodos: Estudo retrospectivo realizado com 38 pacientes com DRC com e sem diagnóstico de DM. Foram coletados dados dietéticos com recordatório alimentar de 24 horas, foram analisados os valores de vitaminas A, D, E, C e minerais: ferro, magnésio, manganês e zinco, selênio. As análises foram de realizadas por meio dos testes T de Student e Mann-Whitney para verificar se havia diferença de consumo de antioxidantes entre os pacientes.
Resultados: A média de idade da amostra foi 49,0±7,6 anos. A maioria era do sexo masculino (63,2%) e 47,4% possuíam diabetes. Pouco mais da metade da amostra (52,6%) possuía o diagnóstico de DRC a mais de 36 meses. A vitamina C diferiu quando comparados os pacientes com e sem diabetes (p<0,05). Nas demais avaliações o consumo de nutrientes antioxidantes não houve diferença entre os pacientes dos dois grupos estudados (p>0,05).
Conclusão: Foi possível observar que o consumo das vitaminas A, D e E estava abaixo da recomendação, apenas a vitamina C estava em níveis adequados na maioria dos pacientes avaliados, porém havia divergência do consumo dessa entre os pacientes com e sem DM.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.