Avaliação da ingestão de antioxidantes em doentes renais crônicos em hemodiálise com e sem o diagnóstico de diabetes mellitus
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6943Palabras clave:
Alimentação, Avaliação nutricional, Consumo alimentar, Estado nutricionalResumen
Introdução: Na doença renal crônica (DRC) os rins que não conseguem realizar suas funções, e pode estar associada ao diabetes mellitus (DM). Os antioxidantes diminuem o estresse oxidativo e processo inflamatório, podendo melhorar o prognóstico da DRC, com isso a avaliação da ingestão de antioxidantes é recomendada.
Objetivo: Avaliar a ingestão de antioxidantes por uma amostra de pacientes com DRC em hemodiálise com e sem diagnóstico de DM.
Métodos: Estudo retrospectivo realizado com 38 pacientes com DRC com e sem diagnóstico de DM. Foram coletados dados dietéticos com recordatório alimentar de 24 horas, foram analisados os valores de vitaminas A, D, E, C e minerais: ferro, magnésio, manganês e zinco, selênio. As análises foram de realizadas por meio dos testes T de Student e Mann-Whitney para verificar se havia diferença de consumo de antioxidantes entre os pacientes.
Resultados: A média de idade da amostra foi 49,0±7,6 anos. A maioria era do sexo masculino (63,2%) e 47,4% possuíam diabetes. Pouco mais da metade da amostra (52,6%) possuía o diagnóstico de DRC a mais de 36 meses. A vitamina C diferiu quando comparados os pacientes com e sem diabetes (p<0,05). Nas demais avaliações o consumo de nutrientes antioxidantes não houve diferença entre os pacientes dos dois grupos estudados (p>0,05).
Conclusão: Foi possível observar que o consumo das vitaminas A, D e E estava abaixo da recomendação, apenas a vitamina C estava em níveis adequados na maioria dos pacientes avaliados, porém havia divergência do consumo dessa entre os pacientes com e sem DM.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.