Prevalência de casos de câncer de pele no interior do estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6995

Palavras-chave:

Neoplasias, Cutâneas, Melanoma, Carcinoma, Basocelular, Espinocelular, Pesquisa

Resumo

Introdução: O câncer de pele é um dos mais prevalentes no Brasil.

Objetivo: avaliar a prevalência dos casos de câncer de pele na região da 9ª Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Método: Trata-se de um estudo retrospectivo, em que os dados foram obtidos do banco de dados de um laboratório localizado na região, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019.

Resultados: Dos 4.031 exames realizados pelo laboratório, 266 laudos eram de câncer de pele, correspondendo a 6,6 % dos casos. A prevalência de casos de câncer de pele do tipo não melanoma foi de 6 % e do tipo melanoma foi de 0,52% em toda a região. Entre os casos de câncer de pele, 91% foram do tipo não melanoma, sendo 72% do tipo basocelular e 19% do tipo espincelular. O tipo melanoma correspondeu a 9%. A maior prevalência foi no sexo feminino.

Conclusão: conclui-se que o tipo não melanoma é o mais frequente na região, contudo, a prevalência de melanoma deve ser considerada importante. Apesar das ações de fotoeducação existirem em todo o país, devem ser intensificadas de forma a prevenir a ocorrência desse tipo de câncer.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais