Prevalência de casos de câncer de pele no interior do estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6995Palavras-chave:
Neoplasias, Cutâneas, Melanoma, Carcinoma, Basocelular, Espinocelular, PesquisaResumo
Introdução: O câncer de pele é um dos mais prevalentes no Brasil.
Objetivo: avaliar a prevalência dos casos de câncer de pele na região da 9ª Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
Método: Trata-se de um estudo retrospectivo, em que os dados foram obtidos do banco de dados de um laboratório localizado na região, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019.
Resultados: Dos 4.031 exames realizados pelo laboratório, 266 laudos eram de câncer de pele, correspondendo a 6,6 % dos casos. A prevalência de casos de câncer de pele do tipo não melanoma foi de 6 % e do tipo melanoma foi de 0,52% em toda a região. Entre os casos de câncer de pele, 91% foram do tipo não melanoma, sendo 72% do tipo basocelular e 19% do tipo espincelular. O tipo melanoma correspondeu a 9%. A maior prevalência foi no sexo feminino.
Conclusão: conclui-se que o tipo não melanoma é o mais frequente na região, contudo, a prevalência de melanoma deve ser considerada importante. Apesar das ações de fotoeducação existirem em todo o país, devem ser intensificadas de forma a prevenir a ocorrência desse tipo de câncer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.