Percepção do enfermeiro acerca das circunstâncias de procura de idosos portadores de hipertensão pela atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7000

Palavras-chave:

Idoso, Hipertensão, Cuidados, Enfermagem, Atenção, Básica, Estratégia, Saúde da Família

Resumo

Introdução: A maior parte dos atendimentos destinados aos idosos portadores de hipertensão ocorre na Atenção Básica, assim é importante conhecer as necessidades desses usuários na procura pelo serviço.

Objetivo: Analisar a percepção do enfermeiro acerca das circunstâncias de procura dos idosos portadores de hipertensão pela Atenção Básica.

Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado com 11 enfermeiros atuantes na Atenção Básica de Monte Azul, Minas Gerais. Os dados foram coletados entre novembro/2016 e janeiro/2017 por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados foi realizada à luz do suporte teórico da integralidade do cuidado mediante Análise Temática.

Resultados: Indicaram que na maioria das vezes o idoso busca a Unidade de Saúde para mensuração da pressão e renovação da receita. Apesar de realizar atendimento programado, muitas vezes, a procura se dá por demanda espontânea. Quando não tem relação direta com a alteração da pressão, ainda assim, é avaliado considerando o fato de ser um usuário portador de hipertensão.

Conclusão: Há indício de integralidade quando acompanham os idosos em todas as oportunidades para orientá-los, como pode representar uma atuação com foco sobre a condição de saúde, onde a valorização da “doença” sobrepõe a valorização do sujeito.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais