Percepção do enfermeiro acerca das circunstâncias de procura de idosos portadores de hipertensão pela atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7000Palavras-chave:
Idoso, Hipertensão, Cuidados, Enfermagem, Atenção, Básica, Estratégia, Saúde da FamíliaResumo
Introdução: A maior parte dos atendimentos destinados aos idosos portadores de hipertensão ocorre na Atenção Básica, assim é importante conhecer as necessidades desses usuários na procura pelo serviço.
Objetivo: Analisar a percepção do enfermeiro acerca das circunstâncias de procura dos idosos portadores de hipertensão pela Atenção Básica.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado com 11 enfermeiros atuantes na Atenção Básica de Monte Azul, Minas Gerais. Os dados foram coletados entre novembro/2016 e janeiro/2017 por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados foi realizada à luz do suporte teórico da integralidade do cuidado mediante Análise Temática.
Resultados: Indicaram que na maioria das vezes o idoso busca a Unidade de Saúde para mensuração da pressão e renovação da receita. Apesar de realizar atendimento programado, muitas vezes, a procura se dá por demanda espontânea. Quando não tem relação direta com a alteração da pressão, ainda assim, é avaliado considerando o fato de ser um usuário portador de hipertensão.
Conclusão: Há indício de integralidade quando acompanham os idosos em todas as oportunidades para orientá-los, como pode representar uma atuação com foco sobre a condição de saúde, onde a valorização da “doença” sobrepõe a valorização do sujeito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.