Relação entre a qualidade alimentar e sintomas depressivos em idosos de Porto Alegre: estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.7015Palavras-chave:
Idoso, Envelhecimento, Alterações de Humor, Nutrição, Nutrição do Idoso, DepressãoResumo
Introdução: A depressão na população idosa é frequente e compromete a sua qualidade de vida, podendo a ingestão de nutrientes estar associada.
Objetivos: analisar a relação do estado emocional com o consumo alimentar de idosos.
Métodos: estudo transversal, com avaliação de 37 idosos residentes em Porto Alegre. A avaliação do consumo alimentar foi feita a partir de um recordatório de 24 horas, utilizando-se o programa Dietwin Plus. Para avaliação do estado emocional foi utilizada a Escala de Depressão Geriátrica (GDS).
Resultados: Doze (32,4%) idosos estavam fora de risco de alteração de humor. Idosos que consumiram menores quantidades de vegetais, hortaliças e derivados (r=-,434), de frutas (r=-,328), e vitaminas A, C e K e potássio (r=-,347; -,370; -,364 e; -,345 respectivamente) apresentaram maior propensão às alterações de humor. A única correlação positiva com o resultado de GDS foi o consumo calórico diário (r=,473), ou seja, quanto maior o consumo calórico, maior o risco de alterações de humor. Na média, a amostra apresentou alteração no estado emocional (+5,54 pontos).
Conclusão: Os hábitos alimentares podem indicar risco de alterações de humor em idosos, o que pode levar a quadros mais sérios, como depressão, influenciando na qualidade de vida no envelhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.