Conhecimento sobre a doença renal crônica do paciente em hemodiálise

Autores

  • Tiago Antonio Heringer Curso de Biomedicina, Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Alaides de Abreu Santos Curso de Biomedicina, Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Talia Hahn Augusto Curso de Biomedicina, Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Rafaela da Rosa Recktenwald
  • Paulo Ricardo Moreira Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral a Saúde, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Mariana Migliorini Parisi Curso de Biomedicina, Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde, Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Universidade de Cruz Alta, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7024

Palavras-chave:

Dialise Renal, Conhecimento, Insuficiência Renal Crônica

Resumo

Objetivo: Verificar o grau de conhecimento e a fonte de informações sobre a doença renal de pacientes com Insuficiência Renal Crônica em tratamento em uma clínica de hemodiálise.

Materiais e Métodos: O conhecimento desses pacientes foi avaliado em um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de um questionário aplicado a 58 pacientes, de ambos os sexos, em uma clínica renal no Noroeste do Rio Grande do Sul.

Resultados: Demonstramos que a maioria dos pacientes busca informações sobre Insuficiência Renal Crônica na internet e que menos da metade busca estas informações com profissionais da saúde. Quando a busca é realizada com profissionais da saúde, predomina o enfermeiro. Os pacientes demonstraram pouco conhecimento relativo as medicações que usam, mas a maioria soube relatar os alimentos que deve evitar e a quantidade de água que pode beber.

Conclusão: Evidenciamos que a maioria dos pacientes possui conhecimento de sua condição e tratamento, mas, mesmo assim, alguns ainda desobedecem as regras alimentares. Os profissionais da saúde não são a principal doente de informações para os pacientes, demonstrando fragilidades na relação profissional-paciente.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais