Conhecimento sobre a doença renal crônica do paciente em hemodiálise
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7024Palabras clave:
Dialise Renal, Conhecimento, Insuficiência Renal CrônicaResumen
Objetivo: Verificar o grau de conhecimento e a fonte de informações sobre a doença renal de pacientes com Insuficiência Renal Crônica em tratamento em uma clínica de hemodiálise.
Materiais e Métodos: O conhecimento desses pacientes foi avaliado em um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de um questionário aplicado a 58 pacientes, de ambos os sexos, em uma clínica renal no Noroeste do Rio Grande do Sul.
Resultados: Demonstramos que a maioria dos pacientes busca informações sobre Insuficiência Renal Crônica na internet e que menos da metade busca estas informações com profissionais da saúde. Quando a busca é realizada com profissionais da saúde, predomina o enfermeiro. Os pacientes demonstraram pouco conhecimento relativo as medicações que usam, mas a maioria soube relatar os alimentos que deve evitar e a quantidade de água que pode beber.
Conclusão: Evidenciamos que a maioria dos pacientes possui conhecimento de sua condição e tratamento, mas, mesmo assim, alguns ainda desobedecem as regras alimentares. Os profissionais da saúde não são a principal doente de informações para os pacientes, demonstrando fragilidades na relação profissional-paciente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.