Práticas Educativas em Nutrição de um grupo de Promoção Nutricional localizada no município de Criciúma-SC: Relato de Experiência

Ednara Savio Caetano, Jessica Bergossa, Mayara Jatobá dos Santos, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, Cristiane Damiani Tomasi, Lisiane Tuon Generoso Bitencourt, Luciane Bisognin Ceretta

Resumo


Introdução: A saúde é um direito humano fundamental e um bem público e por isso sempre está em pauta na agenda das políticas públicas. E uma das estratégias para produzir saúde tanto de forma individual quanto coletiva é a promoção da saúde, que tem como finalidade atender as necessidades sociais de saúde e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Objetivo: Descrever as experiências das nutricionistas em um Grupo de Promoção Nutricional localizado no município de Criciúma-SC.

Descrição: Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo. A experiência ocorreu em um Grupo de Promoção Nutricional organizado pelas nutricionistas residentes em Saúde Coletiva/Atenção Básica que atuam em uma Unidade básica de Saúde.

Discussão: A autonomia nas escolhas alimentares reforça a responsabilização dos indivíduos no seu processo saúde-doença. As atividades educativas na promoção da saúde, estimula as pessoas a pensar sobre a realidade da sua saúde e também a buscar recursos para melhorar a saúde de forma individual e coletiva. Desta forma, as ações promovidas pelo grupo se mostraram eficientes, já que houve uma mudança gradual para uma alimentação saudável por parte das participantes, que eram mulheres.


Palavras-chave


Nutrição; Educação Alimentar e Nutricional; Promoção da Saúde; Saúde Coletiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7096

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2317-8582

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000