Perfil de pacientes ambulatoriais com risco cardiovascular e com doença arterial coronariana em Juína-MT
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7101Palavras-chave:
Consumo de Alimentos, Estilo de Vida, Doença da Artéria CoronarianaResumo
Objetivo: Avaliar o perfil de pacientes ambulatoriais com risco cardiovascular e portadores de doença arterial coronariana.
Materiais e métodos: Estudo transversal com 59 pacientes utilizando um questionário estruturado para obtenção das variáveis sociodemográficas, hábitos alimentares, qualidade e estilo de vida e aferição de peso, estatura, circunferência da cintura e pressão arterial.
Resultados: A idade média foi de 50,8 anos (±10,8), 57,6% eram do sexo feminino, 89,9% tinham excesso de peso, 61% pertenciam a classe socioeconômica D-E e 45,8% tinham estilo de vida bom. 100% realizavam café da manhã, 93,2% consumiam feijão, 72,9% verduras e legumes e 88,1% bebidas adoçadas. O estilo de vida se correlacionou com o Índice de Massa Corporal (-0,503) (p < 0,001) com o escore total de qualidade de vida (0,619) (p < 0,001) e com a classe socioeconômica (0,569) (p < 0,001).
Conclusão: Os participantes apresentaram alta prevalência de excesso de peso, eram em sua maioria mulheres, com baixa classe socioeconômica e apresentavam estilo e qualidade de vida bons. Aqueles com melhor estilo de vida apresentaram melhores parâmetros antropométricos e maior classe socioeconômica. O estilo de vida, o consumo de frutas frescas e o baixo consumo de álcool foram fatores preditores da qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.