Aptidão cardiorrespiratória em adolescentes de escolas públicas e particulares
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7140Palavras-chave:
aptidão cardiorrespiratória, adolescente, classe socialResumo
Objetivo: verificar a associação do sexo com a aptidão cardiorrespiratória (AC) de adolescentes de escolas públicas e particulares.
Materiais e métodos: estudo com adolescentes de Curitiba (n = 349) e São José dos Pinhais (n = 418), Paraná, Brasil. Sexo e idade foram reportados pelos adolescentes. Também foram considerados o estado nutricional e o nível socioeconômico. A AC foi determinada pelo teste de vai-e-vem de 20 metros. As associações foram testadas com a regressão de Poisson.
Resultados: alunos de escolas públicas têm mais chances de estarem na zona saudável da AC (RP: 1,769; IC95%: 1,303 – 2,403; p = 0,001). Meninos de escolas particulares e públicas apresentaram mais chances de estarem na zona saudável em relação as meninas (RP: 2,926; IC95%: 1,578 – 5,426; p = 0,001 e RP: 4,085; IC95%: 2,632 – 6,340, p = 0,001, respectivamente).
Conclusão: alunos de escolas públicas apresentaram maior probabilidade de estarem em níveis saudáveis de AC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.