Epidemiologia dos traumas bucomaxilofaciais: análise de laudos periciais do Instituto Médico Legal de Salvador, Bahia, 2007 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7213Palavras-chave:
Odontologia Legal, Epidemiologia, Ferimentos e Lesões, Prova PericialResumo
Objetivo: Realizar um levantamento das lesões corporais do complexo bucomaxilofacial registradas no Instituto Médico Legal de Salvador, Bahia, para estabelecer o perfil epidemiológico das ocorrências.
Materiais e métodos: Análise documental de 3600 laudos emitidos entre 2007 e 2013. Avaliou-se as características sóciodemográficas do periciado, etiologia da ocorrência, região anatômica e tipo de tecido afetado, agente etiológico, dano e resultante.
Resultados: Os traumas bucomaxilofaciais tiveram como principal etiologia as agressões (74,18%), envolvendo na maioria dos casos homens (56,06%), adultos jovens (80,72%), faiodermas (72,19%), acometendo a região dental (61%), por meio de agentes contundentes (92,72%), resultando em danos (86,57%) classificados como leves (51,60%). Houve associação significativa (p<0,05) entre a etiologia da ocorrência e as variáveis sexo, faixa etária, área residencial, região anatômica acometida, tipo de tecido afetado, agente etiológico, dano e resultante. Observou-se alta prevalência de ocorrências de violência doméstica contra mulheres, enquanto os acidentes de trânsito apresentaram uma tendência crescente de casos que resultaram em lesões graves.
Conclusão: Agressões e acidentes de trânsito representam as principais causas de traumas e este conhecimento pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias preventivas, além de conscientizar a sociedade sobre o problema, visando reduzir a violência, as mortes, os ferimentos e as incapacitações potencialmente evitáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.