Epidemiologia dos traumas bucomaxilofaciais: análise de laudos periciais do Instituto Médico Legal de Salvador, Bahia, 2007 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7213Palabras clave:
Odontologia Legal, Epidemiologia, Ferimentos e Lesões, Prova PericialResumen
Objetivo: Realizar um levantamento das lesões corporais do complexo bucomaxilofacial registradas no Instituto Médico Legal de Salvador, Bahia, para estabelecer o perfil epidemiológico das ocorrências.
Materiais e métodos: Análise documental de 3600 laudos emitidos entre 2007 e 2013. Avaliou-se as características sóciodemográficas do periciado, etiologia da ocorrência, região anatômica e tipo de tecido afetado, agente etiológico, dano e resultante.
Resultados: Os traumas bucomaxilofaciais tiveram como principal etiologia as agressões (74,18%), envolvendo na maioria dos casos homens (56,06%), adultos jovens (80,72%), faiodermas (72,19%), acometendo a região dental (61%), por meio de agentes contundentes (92,72%), resultando em danos (86,57%) classificados como leves (51,60%). Houve associação significativa (p<0,05) entre a etiologia da ocorrência e as variáveis sexo, faixa etária, área residencial, região anatômica acometida, tipo de tecido afetado, agente etiológico, dano e resultante. Observou-se alta prevalência de ocorrências de violência doméstica contra mulheres, enquanto os acidentes de trânsito apresentaram uma tendência crescente de casos que resultaram em lesões graves.
Conclusão: Agressões e acidentes de trânsito representam as principais causas de traumas e este conhecimento pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias preventivas, além de conscientizar a sociedade sobre o problema, visando reduzir a violência, as mortes, os ferimentos e as incapacitações potencialmente evitáveis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.