Fatores que interferem na escolha de método contraceptivo no planejamento familiar
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.7236Palavras-chave:
Planejamento Familiar, Anticoncepção, Comportamento de EscolhaResumo
Objetivo: Apresentar as particularidades envolvidas nas escolhas de métodos contraceptivos por casais.
Materiais e métodos: Revisão integrativa da literatura científica nacional. Utilizou-se os termos “planejamento familiar”, “gênero”, “homem ou masculino” e “mulher ou feminino”, combinados entre si. A busca foi realizada nas bases de dados SCIELO, BDEnf e Lilacs no período de maio a junho de 2019.
Resultados: Fizeram parte deste estudo 10 artigos publicados entre 2008 e 2018, evidenciando que a falta de conhecimento masculino pode ser vista como um dos motivos para deixarem as escolhas de planejamento familiar e métodos contraceptivos para o grupo feminino, além da falta de orientação e diferença entre os gêneros. Os homens apresentam dificuldade de aceitação dos métodos contraceptivos masculinos e muitas vezes, mesmo sem procurar conhecimento, influenciam na escolha do método contraceptivo.
Conclusões: O presente estudo permitiu observar e constatar diversos fatores relacionados a contracepção em diferentes visões de acordo com o gênero. Entre ambos os grupos, a mulher é quem possui maior conhecimento sobre a variedade de métodos disponíveis no mercado, todavia, a predominância masculina influencia na escolha do casal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.