Autopercepção de saúde de idosos participantes de grupos de canto coral na Cidade de Curitiba/Paraná

Autores

  • Magda da Silva Oliveira Menezes dos Santos Programa de Iniciação Científica/ Universidade Estadual do Paraná - Campus II (UNESPAR)
  • Ana Caroline de Paula Mestre em Educação/ Universidade Federal do Paraná
  • Gerson Flores-Gomes Doutorando em Educação/ Universidade Federal do Paraná
  • Valdomiro de Oliveira Docentte/ Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gislaine Cristina Vagetti Docente/ Universidade Estadual do Paraná - Campus II (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7294

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Idoso, Envelhecimento, Canto, Música

Resumo

Introdução: o canto coral pode ser uma ferramenta protetiva para cognição e aspectos da qualidade de vida de idosos e a autopercepção de saúde tem se mostrado um bom indicador da saúde das pessoas idosas.

Objetivo: investigar a autopercepção de saúde de idosos participantes de grupos de canto coral na cidade de Curitiba/Paraná. 

Materiais e métodos: estudo de abordagem mista, 32 participantes idosos responderam a questionários fechados e a questão “o que é ter saúde para o(a) senhor(a)?”. Os dados descritivos foram apresentados mediante medidas de tendência central e dispersão para variáveis contínuas e distribuição de frequência para as variáveis categóricas. A questão aberta foi analisada por meio de análise temática do conteúdo, utilizando o método de análise de especificidades e análise fatorial combinatório com recursos do software IRAMUTEQ.

Resultados: os participantes declararam uma autopercepção de saúde positiva. A saúde é compreendida como um conceito amplo que envolve cinco principais aspectos: relações interpessoais, aspectos físicos, espirituais, conforto e temores. Ter saúde está associado a autonomia para exercer suas atividades.

Conclusões: as condições socioeconômicas e estilo de vida são aspectos que irão influenciar diretamente na autopercepção de saúde de pessoas idosas. A participação em atividades sociais pode fomentar as relações interpessoais.

Biografia do Autor

Magda da Silva Oliveira Menezes dos Santos, Programa de Iniciação Científica/ Universidade Estadual do Paraná - Campus II (UNESPAR)

Aluna do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba II (UNESPAR).

Ana Caroline de Paula, Mestre em Educação/ Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2020) na linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano, sob orientação da Profª Dra. Gislaine Cristina Vagetti. Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (UFPR/UNESPAR). Possui graduação em Licenciatura em Música pela Unespar/Campus Curitiba I - Embap (2014). Atua como professora de educação musical em projetos sociais desde 2012. Também atua como professora/regente do Coral do Ministério Público do Estado do Paraná.

Gerson Flores-Gomes, Doutorando em Educação/ Universidade Federal do Paraná

Doutorando em educação na Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano - GPEH da Universidade Federal do Paraná - UFPR, orientado pela Prof. Dra. Gislaine Cristina Vagetti. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Graduado em Gestão Estratégica das Organizações, com foco em Gestão financeira pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Docente em Educação Empreendedora, Administração, Logística, Inovação e Qualidade Total em cursos de educação profissionalizante de nível técnico. Docente em metodologia da pesquisa científica em cursos superiores. Foi empresário e consultor de empresas.

Valdomiro de Oliveira, Docentte/ Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp/SP. Área de concentração - Ciências Pedagógicas da Educação Física. Na Linha de Pedagogia do Esporte sob a Orientação do Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes. Professor Associado do Departamento de Educação Física - UFPR, onde ministra as Disciplinas: Pedagogia do Esporte e Basquetebol na Graduação. Estágio Pós Doutoral em Ciências Pedagógicas da Educação Física e do Desporto pelo Instituto de Cultura Física de Moscou/Rússia. Especialista em Ciências Pedagógicas do Treinamento Desportivo Unopar - Londrina. Professor dos Programas de Pós-graduação stricto-sensu em Educação na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Desenvolve os seguintes projetos no programa de Pó-graduação em Educação: Teoria bioecológica de Bronfrenbrenner e suas relações com a Educação Física e o esporte. - Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Física e no Esporte - Educação, cognição, qualidade de Vida no Envelhecimento Humano. Desenvolve os projetos no programa de Pó-graduação em Educação Física: Atividade Física, saúde e qualidade de vida no esporte. Ministra as disciplinas - Seminário de Doutorado em Cognição, aprendizagem e desenvolvimentismo humano - Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento na ótica de Gardner e Bronfrenbrenner e Movimento e envelhecimento Humano no Mestrado/Doutorado do PPGE na UFPR.. Integrante da AMPED e do CBCE, entidades cientificas reconhecidas no Brasil e no exterior. Líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) - UFPR. com relações de pesquisas com instituições internacionais como Rússia, EUA e Portugal. Vice líder do Grupo de pesquisa em envelhecimento humano - PPGE, UFPR. Integrante do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - UFPR e do Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - UNICAMP. Orienta Iniciação Científica na UFPR com apoio do Cnpq. Premio Literatura Esportiva no Orgulho Paranaense de 2011. Possui Livros educativos para diversos esportes, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Ministra cursos no Esporte nas áreas de: Esporte Educacional -Treinamento Desportivo na infância e adolescência - Pedagogia do Esporte e Basquetebol. Defendeu a Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado em Ensino-Aprendizagem-Treinamento dos Esportes Coletivos com pesquisa específica no ensino-treinamento do Basquetebol. Vice-chefe do departamento de Educação Física DEF- UFPR, 2009-2012. Professor de escolas estaduais e particulares. Técnico de basquetebol em formação de atletas por muitos anos. Atleta do Paraná em competições de nível nacional e internacional no basquetebol. Coordenador dos projetos de pesquisa em Cognição aprendizagem em Educação Física e esporte e também em Qualidade de Vida de Aletas de não atletas. Orientador do programa de desenvolvimento educacional PDE de 2009 até 2015. Diretor científico da Editora Apriss Curitiba desde 2016 na coleção: Educação Física e esporte.

Gislaine Cristina Vagetti, Docente/ Universidade Estadual do Paraná - Campus II (UNESPAR)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II, onde ministra as disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Consciência Corporal; Metodologia da Pesquisa e Escrita de Artigo Científico. Orienta Iniciação Científica na UNESPAR, com apoio do CNPq e Fundação Araucária. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (UFPR), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com o projeto Educação, Cognição e Qualidade de vida no Envelhecimento humano. Ministra a disciplina Tópicos especiais em cognição, aprendizagem e desenvolvimento: Movimento e envelhecimento Humano. Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Vice-líder do Centro de Pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte (CEPEPE) da UFPR. Membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) da UNESPAR. Possui relações de pesquisas com instituições internacionais como EUA e Portugal. Possui Livros, capítulos de livros e artigos no Brasil e em vários Países. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná - CEDI/PR (Decreto 3887). Chefe do Departamento de Educação Física e Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) na UNESPAR, Campus de Paranavaí (2008-2009); Coordenadora de Estágio e Coordenadora da Secretaria Acadêmica da UNESPAR, Campus II, Curitiba (2010-2011).

Referências

Veras RP, Oliveira M. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2018, 23 (6): 1929-1936. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.04722018.

Clift SM, Nicol J, Raisbeck M, Whitmore C, Morrison I. Group singing, wellbeing and health: a systematic mapping of research evidence. 2010. UNESCO Observatory, 2 (1). ISSN 1835-2776.

Creech A, Hallam S, McQueen H, Varvarigou M. The power of music in the liver o folder adults. Research Studies in Music Education. 2013, 35 (1): 83-98. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1321103X13478862

Lehmberg LJ, Fung CV. Benefits of music participation for senior citizens: a review of the literature. Music Education Research International. 2010, 4: 19-30.

Yinger OS. Adapting choral singing experiences for older adults: the implications of sensory, perceptual, and cognitive changes. International Journal of Music Education, 2014, 32 (2): 203-212.

Disponível em: https://doi.org/10.1177/0255761413508064.

Johnson JK, Louhivuori J, Stewart AL, Tolvanen A, Ross L, Era P. Quality of life (QOL) of older adult Community choral singers in Finland. Int Psychogeriatr. 2013, 25 (7): 1055-1064. Disponível em: doi:10.1017/S1041610213000422

Chiossi JSC, Roque FP, Goulart BNG, Chiari BM. Impacto das mudanças vocais e auditivas na qualidade de vida de idosos ativos. Ciência e saúde coletiva [online]. 2014, 19 (8): 3335-3342. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014198.07642013

Aquino FS, Silva MAA, Teles LCS, Ferreira LP. Características da voz falada de idosas com prática de canto coral. CoDAS. 2016, 28 (4): 446-453. Disponível em: DOI: 10.1590/2317-1782/20162015109

Lortie CL, Rivard J, Thibeault M, Tremblay P. The moderating effect of frequente singing on voice aging. J Voice. 2017, 31 (1): 112.e1-112.e12. Disponível em: doi: 10.1016/j.jvoice.2016.02.015

Kost KM, Sataloff RT. Voice disorders in the elderly. Clin Geriatr Med. 2018, 34 (2):191-203. Disponível em: doi: 10.1016/j.cger.2018.01.010

Davidson JW, McNamara B, Rosenwax L, Lange A, Jenkins S, Lewin G. Evaluating the potential of group singing to enhance the well-being of older people. Australas J Ageing. 2014, 33 (2): 99-104. Disponível em: doi: 10.1111/j.1741-6612.2012.00645.x

Confortin SC, Giehl MWC, Antes DL, Schneider IJC, d’Orsi E. Autopercepção positiva de saúde em idosos: estudo populacional no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. 2015, 31(5):1049-1060. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00132014

Borges AM, Santos G, Kummer JÁ, Fior L, Molin VA, Wibelinger LM. Autopercepção de saúde em idosos residentes em um município do interior do Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2014, 17(1):79-86.

Pagotto V, Bachion MM, Silveira EA. Autoavaliação da saúde por idosos brasileiros: revisão sistemática da literatura. Rev Panam Salud Publica. 2013, 33(4):302-310.

Rigo L, Garbin RR, Rodrigues JLSA, Menezes-Júnior LR, Paranhos LR, Barelli C. Autopercepção da qualidade de saúde e satisfação de idosos acompanhados por equipe Estratégia Saúde da Família. Einstein. 2017, 15(4):428-34. Disponível em: DOI: 10.1590/S1679-45082017AO3972

Zanesco C, Bordin D, Santos CB, Müller EV, Fadel CB. Fatores que determinam a percepção negativa da saúde de idosos brasileiros. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2018, 21(3): 293-303. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562018021.170210

Veras R, Dutra S. Perfil do idoso brasileiro: questionário BOAS. UERJ, UNATI, 2008.

ABEP. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de classificação econômica do Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. 2018.

Fruchterman TMJ, Reingold EM. Graph Drawing by force-directed placement. SOFTWARE- PRACTIVE AND EXPERIENCE. Urbana-Champaign. 1991: 1129-1164. Disponível em: https://doi.org/10.1002/spe.4380211102

Vagetti GC, Moreira NB, Barbosa Filho VC, Oliveira V, Cancian CF, Mazzardo O, Campos W. Domínios da qualidade de vida associados à percepção de saúde: um estudo com idosas de um programa de atividade física em bairros de baixa renda de Curitiba, Paraná, Brasil. Ciênc. Saúde coletiva [online]. 2013, 18(12): 2483-3493.

Pinto JM, Neri AL. Trajetórias da participação social da velhice: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Bras. Geriat. Geront. 2017, 20 (2): 260-273. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-22562017020.160077

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais