Intervenção nutricional no transtorno do espectro autista de grau severo: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7390

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Criança, Assistência Alimentar, Apoio Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional, Alimentos Industrializados

Resumo

Objetivo: descrever a intervenção e a assistência nutricional realizada a uma criança com Transtorno do Espectro Autista de grau severo

Descrição do caso: Menino com sete anos e 10 meses de idade diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista aos dois anos e 6 meses. Aos seis anos passou a utilizar medicação antipsicótica frente a sua limitada interação social e agravo do seu comportamento agressivo. O menino foi encaminhado do setor de neurologia pediátrica para o ambulatório de nutrição pediátrica em razão do ganho de peso excessivo e erro alimentar. A intervenção nutricional desenvolveu-se em seis consultas realizadas no ambiente ambulatorial e domiciliar. Na primeira consulta foi estabelecida uma meta baseada no principal problema apresentado. Neste caso a meta foi a redução do consumo de alimentos ultra processados, melhora na densidade de nutrientes ingeridos e controle do peso corporal. Para o alcance desta meta foram estabelecidas de 3 a 5 tarefas que eram revisadas e mantidas ou ampliadas a cada consulta.

Conclusões: o modelo de intervenção nutricional proporcionou adaptação da família às mudanças, alcance da meta, melhora da densidade nutricional da alimentação e controle do peso corporal do paciente.

Biografia do Autor

Milene Bicca da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Nutricionista

Camila Irigonhé Ramos, Universidade Federal de pelotas

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Josiane da Cunha Luçardo, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Nutrição e Alimentos na Universidade Federal de Pelotas

Giliane Fraga Monk, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Nutrição e Alimentos na Universidade Federal de Pelotas

Juliana dos Santos Vaz, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta III da Faculdade de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas

Sandra Costa Valle, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta da Faculdade de Nutrição na Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência