Intervenção nutricional no transtorno do espectro autista de grau severo: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7390Palabras clave:
Transtorno do espectro autista, Criança, Assistência Alimentar, Apoio Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional, Alimentos IndustrializadosResumen
Objetivo: descrever a intervenção e a assistência nutricional realizada a uma criança com Transtorno do Espectro Autista de grau severo
Descrição do caso: Menino com sete anos e 10 meses de idade diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista aos dois anos e 6 meses. Aos seis anos passou a utilizar medicação antipsicótica frente a sua limitada interação social e agravo do seu comportamento agressivo. O menino foi encaminhado do setor de neurologia pediátrica para o ambulatório de nutrição pediátrica em razão do ganho de peso excessivo e erro alimentar. A intervenção nutricional desenvolveu-se em seis consultas realizadas no ambiente ambulatorial e domiciliar. Na primeira consulta foi estabelecida uma meta baseada no principal problema apresentado. Neste caso a meta foi a redução do consumo de alimentos ultra processados, melhora na densidade de nutrientes ingeridos e controle do peso corporal. Para o alcance desta meta foram estabelecidas de 3 a 5 tarefas que eram revisadas e mantidas ou ampliadas a cada consulta.
Conclusões: o modelo de intervenção nutricional proporcionou adaptação da família às mudanças, alcance da meta, melhora da densidade nutricional da alimentação e controle do peso corporal do paciente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.