Comportamento da frequência cardíaca e da sua variabilidade em praticantes de CROSSFIT®

Autores

  • Juliano Paulo Pereira Cardoso
  • Moises Silvestre de Azevedo Martins Universidade Federal de Lavras, departamento de Medicina Veterinária, Grupo de estudos em fisiologia e bioquímica, Grupo de Ciências estudos em fisiologia de peixes de água doce - NEPAD
  • Eryclis Eduardo Miguel Nunes
  • Giancarla Aparecida Botelho Santos

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7405

Palavras-chave:

Crossfit, variabilidade, frequência cardíaca, comportamento

Resumo

Objetivo: Analisar os comportamentos da pressão arterial, frequência cardíaca (FC) e da sua variabilidade (VFC) em praticantes de CrossFit®.

Metodologia: Medidas antropométricas, capacidade aeróbica, pressão arterial, FC e VFC foram realizadas ao início e ao final de 12 semanas de treino. A capacidade aeróbica foi mensurada a partir de teste progressivo em cicloergômetro e a VFC através de registros em frequencímetro da marca Polar. As comparações estatísticas foram feitas através do teste T de student.

Resultados: Somente uma das variáveis propostas para análise antropométrica apresentou diferença significativa, que foi o aumento de massa muscular. SD1 e SD2 não apresentaram diferença significativa, porem houve um aumento. A pressão apresentou-se estável.

Conclusão: Os comportamentos da frequência cardíaca e de sua variabilidade com o treinamento de CrossFit®, apresentaram evidências de modificações autonômicas no controle da frequência cardíaca. Sugere-se alterações benéficas da função autonômica cardíaca com o aumento da variabilidade cardíaca.

Biografia do Autor

Moises Silvestre de Azevedo Martins, Universidade Federal de Lavras, departamento de Medicina Veterinária, Grupo de estudos em fisiologia e bioquímica, Grupo de Ciências estudos em fisiologia de peixes de água doce - NEPAD

Departamento de Ciências Veterinárias, Fisiologia e Metabolismo

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais